O QUE É O STREET VIEW?



 
O Google Street View trata-se de uma ferramenta que disponibiliza imagens tridimensionais através do Google Earth e do Google Maps. É um recurso muito útil para quem quer saber com antecedência como é determinado endereço antes mesmo de se chegar ao local. Excelente para programar viagens ou mesmo conhecer virtualmente outros países e as diversas culturas, sem precisar gastar dinheiro, sem passaporte, fobia de avião, malas e “malas” etc. Enfim, ver imagens em 3D das ruas e estradas mundo afora.

Em alguns países também é possível visualizar áreas internas, como as de castelos, museus e parques. Nestes casos, foram utilizados um tipo de triciclo adaptado com as câmaras e GPS (as trikes, projetada por Dan Ratner - engenheiro do Google), que possibilita percorrer locais estreitos, áreas de pedestres e até corredores de algumas edificações.
Também foi usado snowmobile para cobrir os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, no Canadá.

Todos estes veículos possuem 9 câmaras de alta resolução que capturam imagens a 360º na horizontal e 290º na vertical, elas são superiores as primeiras que foram usadas nos USA, Austrália e Japão, razão pela qual os serviços estão sendo refeitos e parcialmente as imagens estão sendo substituídas.

Aqui no Brasil foi feita uma parceria com a Fiat que disponibilizou 30 carros, modelo Stilo, vermelho, para executar esta tarefa. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram as primeiras cidades  mapeadas e se prevê que elas estarão disponíveis entre agosto até meados setembro. (nota: De fato, as primeiras imagens foram disponibilizadas em 30-09-2010) Depois serão cobertas as outras cidades e municípios. Aos poucos todos os estados brasileiros serão incluídos.

Vale ressaltar que em alguns países o Google Street View tem gerado muita polêmica. A população alega que ele viola a privacidade, o que não é verdade. As imagens são as mesmas que qualquer um poderia ver passando pelas ruas. A altura média das câmaras instaladas no topo do pedestal é de 2,45m e algumas áreas externas dentro dos imóveis podem ser vistas. Os governos da Alemanha e da Grécia proibiram o Google de expor as imagens, pior para eles que ficarão excluídos deste recurso, pois é um meio que favorece muito ao turismo. Na Inglaterra, uma parte da  população se manifestou contra mas o governo não interveio e várias cidades do Reino Unido já exibem ao mundo a sua história, a beleza de seus castelos, jardins, a cultura, a natureza, seu progresso, as diferenças sociais, seus bairros exclusivamente de imigrantes, chineses, muçulmanos, etc.

Paul McCartney, o cara que revolucionou uma geração, quem diria,  também proibiu a exposição de sua casa alegando, não só a falta de privacidade, como também por ser um meio que facilita a operação de criminosos. Só para lembrar, Sir McCartney, : “na época em que o John Lennon foi assassinado o Google só existia na ficção”, agora o senhor fica estagnado à involução!?

Ok, quer se prevenir? Tudo bem, tem todo o direito. Qualquer um que achar inconveniente uma imagem, pode informar ao Google, através de um link na própria ferramenta e solicitar a retirada. Outra coisa é que as imagens de rostos e placas dos veículos são todas borradas, mas como nenhum software é 100% perfeito, alguns não foram desfocados e ainda podem ser vistos, mas se você não for um foragido e se sentir constrangido com a sua imagem é só pedir ao Google para não exibí-lo. No próprio Google Street View existe esta possibilidade. Mas, não queira processar o Google.

Tem sempre uns espertinhos que se aproveitam da situação e entram com processo contra o Google, na tentativa de querer ganhar dinheiro fácil. Eles não passam de espertalhões e todos se dão mal. Pois essa atitude é uma tentativa de extorsão. Cuidado moçada, não tentem fazer isso, vocês vão acabar no prejuízo. Todos tem direito a privacidade, claro, mas se alguém quer tê-la deve ter o cuidado de não se expor ao vexame.

Enquanto isso...quando o Google disponibilizar as imagens do Brasil, eu estarei lá, felicíssima, acenando para ele, de longe e ao lado dele. UHUUUL!